sábado, 23 de agosto de 2014

Introdução JSTL

JSTL é uma sigla para JavaServer Pages Standard Tag Library, e pode-se usar para recuperar dados de forma transparente usando como componente básico da JEE, muito usado na programação de JSP (Java Server Pages). É a API que encapsulou em tags simples toda a funcionalidade que diversas páginas Web precisam, como controle de laços (for), controle de fluxo do tipo (if else), manipulação de dados XML e a internacionalização de sua aplicação.

Antigamente, diversas bibliotecas foram criadas por vários grupos com funcionalidades similares ao JSTL (principalmente ao Core), culminando com a aparição da mesma, em uma tentativa da Sun de padronizar algo que o mercado vê como útil.

A JSTL foi a forma encontrada de padronizar o trabalho de milhares de programadores de páginas JSP.

É um mecanismo básico de recuperação de dados, de um banco de dados, de um arquivo de contexto e (ou) XML (Extensible Markup Language - é uma recomendação da W3C para gerar linguagens de marcação para necessidades especiais). Através da JSTL é possível usar de maneira embutida, o código de lógica Java, sem necessariamente usar uma classe Java. Porém através do uso de Beans, e, dependendo do caso, ficando bem mais transparente e organizado.

JSTL visa permitir que os programadores JSP usem tags em vez de código Java. E uso do JSTL é bastante aceito e sugerido quando necessitamos de algo mais rápido, uma simples amostragem, como exemplos rápidos, consultas pré-ordenadas. Um mal uso da programação é por vezes abusar do código junto ao HTML, ou HTML+JSP, enchendo de scriptlets (são comandos Java embutidos dentro do HTML, usando as tags de marcação).

· JSTL consiste em uma coleção de bibliotecas, tendo cada uma um propósito bem definido, que permitem escrever páginas JSPs sem código Java, aumentando assim a legibilidade do código e a interação entre desenvolvedores e web designers.

· Uma página JSTL é uma página JSP contendo um conjunto de tags JSTLs.

· Cada tag realiza um determinado tipo de processamento (equivalente a código Java dentro de JSP).

· Cada tag JSTL, faz parte uma biblioteca JSTL.

· Uma página JSTL pode utilizar várias bibliotecas JSTLs.

Bibliotecas do pacote jstl:


- XML Tag Library

Usada para acessar os elementos XML. Como o XML é usada em muitos aplicativos da Web, processamento de XML é uma característica importante do JSTL.

- Formatting/Internationalization Tag Library
Usada ​​para dados , formatação e análise. Algumas dessas marcas vai analisar dados, tais como datas, de forma diferente dependendo da localidade atual.
- Database Tag Library
São tags que pode ser usadas para acessar banco de dados, usando comandos SQL.

- Core Tag Library
Contém as tags essenciais, padrão para a execução, por exemplos loops, expressões, etc...Seria o básico do tratamento de entrada e saída, input and output.

- EL Expression Language
Permite o comando Java embutido, como uma linguagem padrão num pequeno trecho de código

Fontes/Mais informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário